
Santa Cruz do Sul é um município brasileiro no estado do Rio Grande do Sul. A cidade é conhecida por ser a sede da maior Oktoberfest do Rio Grande do Sul,6 ser a sede do maior festival de arte amadora, segundo a UNESCO, o Encontro de Arte e Tradição e, pelo Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul.
História
Santa Cruz do Sul é um dos principais núcleos da colonização alemã do Rio Grande do Sul. A colônia foi fundada por lei provincial em 6 de dezembro de 1847.7 Os primeiros habitantes da cidade vieram dos distantes lugares das regiões do Reno e da Silésia, em 1849. As terras ocupadas pela colônia de Santa Cruz do Sul foram cedidas pelo governo imperial através da lei de 1848 de incentivo à imigração estrangeira.8 Os imigrantes se estabeleceram na Colônia Picada Velha, hoje conhecida como Linha Santa Cruz.
A povoação iniciou em 1849, no local então chamado de Faxinal de João Maria, em terras do barão de Cambaí, com a instalação de cinco famílias alemãs. O primeiro diretor foi Johann Martin Buff. Apesar da maioria dos imigrantes serem agricultores, muitos eram artesãos foram instalados na colônia, como por exemplo, de um grupo de 71 chefes de família chegados à colônia de Santa Cruz em 1853, constavam 25 artesãos e 46 agricultores.8 A colônia cresceu rapidamente: em 1849 havia 12 habitantes; em 1852 eram 254, e em 1853 ocorreu um incremento de 692 pessoas; em 1859 haviam 2723 habitantes.
A região logo tornou-se um centro da produção de fumo.8 Entre 1859 e 1881 a produção do fumo passou de 14 toneladas 1.552 toneladas em 1881, tornado-se o principal produto para a exportação, com 95% de sua safra exportada para outras localidades. A cidade foi oficialmente fundada em 31 de março de 1877, emancipada de Rio Pardo pela lei nº 1079. No dia 28 de setembro de 1878, instalou-se a Câmara Municipal na casa situada na esquina das ruas São Pedro e Taquarembó (atuais Marechal Floriano e 28 de Setembro). A sessão de posse foi presidida pelo vereador Joaquim José de Brito (Ten. Cel. Brito), mas na primeira ordinária, dia 15 de outubro, a presidência já foi exercida por Carlos Trein Filho. O novo município contava então com 10 mil habitantes.
Com a emancipação, houveram condições sólidas para a formação de uma média burguesia local, alguns pequenos agricultores ascenderam economicamente, passando a ter condições de formar pequenos estabelecimentos comerciais e industriais. 9 Em 1904, contando com a cooperação mútua, fundaram o primeiro estabelecimento financeiro local, a Caixa de Crédito Santa-Cruzense.9 Este banco se expandiu, formando depois o Banco Agrícola Mercantil, que depois se fundiu com o Banco Moreira Salles para formar o Unibanco. Em 1905 foi inaugurada a via férrea Santa Cruz – Rio Pardo (estação do Couto), dando impulso à integração da cidade com Porto Alegre, possibilitando o aumento da circulação de mercadorias e de pessoas a maio festa de santa cruz do sul é a fresta da alegria

Geografia
Localiza-se na mesorregião do Centro Oriental Rio-Grandense e na Microrregião de Santa Cruz do Sul. Com uma população estimada, em 2009, em 122.451 habitantes,11 é o pólo de uma área denominada Vale do Rio Pardo.
Paleontologia. A cidade esta situada no geoparque Paleorrota e está na Rodovia dos Dinossauros.
Economia
O principal estímulo econômico da cidade vem das plantações de fumo, que trouxeram para a cidade inúmeros fabricantes de cigarro e distribuidoras de fumo, como Universal Leaf Tabacos, Philip Morris, Souza Cruz, Associated Tobacco Company e Alliance One, entre outras. A cidade também possui outros ramos fortes em sua economia, como o comércio e serviços.

Santa Cruz do Sul possui o maior complexo beneficiador de fumo em folha no seu Distrito Industrial. No município são industrializados cerca de 13.967 toneladas de fumo/ano. Possui em torno de 3.411 propriedades rurais, com média de 2,6 hectares de extensão, totalizando 6.535 hectares cultivados. Com isto, o segmento comercial é hoje representado por aproximadamente 3.277 estabelecimentos e mais 2.793 empresas de prestação de serviços. Na totalidade o município tem 533 indústrias e 3.914 profissionais autônomos, formando uma rede bem estruturada.

Indústria do fumo
As principais indústrias do fumo do Brasil — dentre as quais a mais importante é a Souza Cruz12 — instalaram-se em Santa Cruz do Sul, incentivando a produção nas áreas rurais da cidade e também nas cidades vizinhas como Venâncio Aires, Vera Cruz e Rio Pardo. No momento atual a produção de fumo é a principal fonte de renda para os agricultores locais. Existe forte presença das indústrias do fumo na vida socioeconômica da região, especialmente oferecendo apoio técnico, financeiro e programas sociais para os fumicultores[carece de fontes]. Desta forma há um sistema de trocas e lealdades entre a maior parte de fumicultores e a indústria.
Entretanto, existem também um conjunto de iniciativas locais, regionais e nacionais de substituição da cultura do fumo, visto as projeções internacionais de redução mundial de consumo. Esta redução do consumo mundial obedece à crescente tomada de consciência no mundo dos comprovados riscos para a saúde dos produtos derivados do tabaco – tabagismo, tabagismo passivo, uso de agrotóxicos, doença da mão verde, etc.
Turismo
Possui uma boa infra-estrutura para eventos, conquistando com isso o Selo Prioritário para o Desenvolvimento do Turismo. Tem dezesseis hotéis e cinco motéis, dispondo, assim, de 1900 leitos. Mais de trinta restaurantes, alguns cafés coloniais, mais de oito pizzarias além de um grande número de bares, oferecendo à comunidade a aos turistas uma variada gastronomia. Também possui um autódromo, o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, que foi inaugurado em 12 de junho de 2005 com um evento do Renault Speed Show.

Já correram no autódromo as seguintes categorias:
Corrida de aventura
Fórmula Renault
Copa Clio
Troféu Maserati
Pick-Up Racing
Endurance
F-1600
TC-1600
Stock Car V8
Stock Car Light
Nacional de Motovelocidade
GT3
Fórmula Truck

O principal evento de Santa Cruz do Sul é a Oktoberfest, uma festa popular gêrmanica, que ocorre anualmente na cidade no mês de outubro. A Oktoberfest de Santa Cruz do Sul é a segunda maior do Brasil, apenas atrás da de Blumenau. A Oktoberfest é chamada de “a festa da alegria” e que contou na edição de 2008, por exemplo, com mais de 500.000 mil visitantes.
Cultura
Fala-se o português (idioma falado pela maioria da população e também o oficial do Brasil), o alemão13 (incluindo dialetos como o Hunsrückisch)14 e, entre os negócios de fumo, é falado na sua maioria o inglês.
O jornal com maior circulação da cidade é a Gazeta do Sul, do Grupo Gazeta de Comunicações.

Informações Gerais sobre Santa Cruz do Sul
Área 3,733,473 km² (BR: 1844º)2
População 118,374 hab. Censo IBGE/20103
Densidade 31,71 hab./km²
Altitude 73 m
Mapa Santa Cruz do Sul
Fonte: www.encontrariograndedosul.com.br